Medo de Avião Claustrofobia

Medo de Avião ou Claustrofobia?

Você sente Medo de Avião ou Claustrofobia? Aproximadamente 30% da população adulta mundial sente medo de avião, a chamada aerofobia. E isso acontece mesmo com estatísticas comprovando que o avião é o meio de transporte mais seguro que existe!

O medo de voar é muito mais complexo do que se imagina e geralmente envolve outros medos.

Segundo Rogério Peixoto, Terapeuta Holístico, Escritor e Desenvolvedor do Programa Prazer em Voar, o medo de avião geralmente vem acompanhado de outros medos.

“Eu noto que em muitos casos, o medo que as pessoas expressam não é do avião cair. Muita gente relata o medo de ficar presa em um lugar fechado, e também o medo de perder o controle da situação. Isso significa que a pessoa sente claustrofobia e não fobia de voar especificamente. Embora, as duas fobias possam se apresentar ao mesmo tempo”.

Aerofobia x Claustrofobia

Esses dois estados são consideradas fobias específicas segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e são classificadas como Transtornos de Ansiedade.

“O medo é comum e todo mundo sente medo! Eu costumo dizer inclusive que o medo é nosso aliado e serve para nos proteger de situações que são interpretadas pelo subconsciente como perigosas ou que expõe nossa vida a algum risco. Contudo, em algumas pessoas, o medo vem acompanhado de sintomas anormais, ou seja, patológicos. Reação fóbica é nome que damos quando isso acontece, e quando esta reação é direcionada para uma única situação ou objeto, então fica caracterizada a fobia específica”, explica Rogério Peixoto, Terapeuta Holístico.

Os sintomas são os mesmos

Aperto no peito, falta de ar, tontura, enjoo, palpitação, sudorese excessiva, boca seca, sensação de desmaio. Estes são alguns sintomas comuns entre pessoas que experimentam a aerofobia e a claustrofobia, assim como algumas outras fobias. O que difere uma coisa da outra é o contexto, a situação que dispara o gatilho que traz os sintomas. “Se você tem medo de lugares fechados é provável que sinta os mesmos sintomas num elevador, num avião ou até dentro de um carro. Mas quem tem medo de avião, sem que isso esteja ligado a claustrofobia, não terá problemas em pegar um elevador ou viajar de carro”, explica o especialista.

Fugir a todo custo

O comportamento de fugir da situação ou de buscar evitar aquele ambiente ou contexto, é uma das principais características das fobias. Muita gente que sente medo de avião busca viajar de carro ou de ônibus para fugir do avião. E quando isso não é possível, tentam simplesmente arrumar uma desculpa para não ir.

“É comum a gente buscar alternativas para não se expor àquilo que dispara os sintomas do medo. Porém, a percepção do risco está registrado e gravado no subconsciente. A simples possibilidade de ter que viajar de avião, já é o bastante para a pessoa que sofre com a fobia sentir todo mal estar que se apresenta nesses casos”, diz Rogério.

Vencendo o Medo de Avião ou Claustrofobia

Não importa se o medo de avião está associado a outras fobias específicas, ou não. O fato é que se você sofre com isso, pode estar perdendo diversas oportunidades profissionais e também de lazer.

Mas a boa notícia é que você pode resolver esse problema! Há tratamento e ele é muito rápido e eficaz.

“O tratamento que eu ofereço acontece normalmente em uma sessão personalizada, que pode durar entre 90 e 120 minutos. Hoje, você tem a possibilidade de atendimento por vídeo conferência e pode estar qualquer parte do mundo. Só precisa de uma boa conexão com a Internet e vontade de resolver o problema.

A maioria dos meus clientes, cerca de 95% deles, consegue perceber a mudança no final dessa sessão. Muitos me dizem querer que o dia do voo chegue logo!”, afirma Rogério.

Que tal agendar uma sessão personalizada e perder o Medo de Avião ou Claustrofobia?

O Programa Prazer em Voar está ao alcance de todas as pessoas que verdadeiramente desejam e precisam resolver esse problema. Você só precisa agendar seu atendimento. Agora, faça isso logo! Especialmente se sua viagem está chegando, porque você quase não encontra vagas disponíveis na agenda de atendimentos.

Veja aqui alguns depoimentos de quem já passou pelo Programa Prazer em Voar.

Medo de Avião ou Claustrofobia

Experimente. Viva. Compartilhe.
#PrazerEmVoar

Curta e Compartilhe 😉